As promessas de Deus para seu povo

A paz do Senhor Jesus, neste estudo trataremos do assunto: As promessas de Deus para seu povo, quais são estas promessas e como recebe-las!

As promessas de Deus para seu povo são claramente vistas

Através de Cristo as promessas de Deus não manifestadas. E por Ele, as mesmas promessas são confirmadas e em nós realizadas. “Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Ámen, para glória de Deus por nós” (2Co 1:19-20) JFA-RC(Pt).

Cinco maravilhosas promessas de Deus

1 – Prometeu enviar seu filho

Enviaria Seu filho para desfazer as obras do diabo e suas consequências em nós: “Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela” (Gn 3:15) NTLH(Br); E cumpriu a sua promessa! “Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus” (Gl 4:4-5) NTLH(Br).

A motivação para Deus enviar seu filho.

O insondável amor de Deus foi o que o motivou a enviar seu filho, para nos libertar, ajudar e salvar. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16) ACF2007. Deus deu prova deste amor. “Mas Deus prova o seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5:8) JFA-RC(Pt).

2 – Deus prometeu que nos revelaria e ensinaria sua vontade

Primeiramente aos Judeus, “Porque este é o concerto que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o SENHOR: Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo” (Hb 8:10) JFA-RC(Pt).

Depois seria revelado a palavra para nós os gentios, “Porém Paulo e Barnabé falaram com mais coragem ainda. Eles disseram: —Era necessário que a palavra de Deus fosse anunciada primeiro a vocês que são judeus. Mas, como vocês não querem aceitá-la e acham que não merecem receber a vida eterna, então agora nós vamos anunciar a palavra aos não-judeus” (At 13:46) NTLH(Br)

O evangelho prefigurado pela água sendo derramado sobre a terra seca (pessoas) “Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes” (Is 44:3) JFA-RC(Pt). Foi por isso que Jesus realizou este ato, “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.  38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” Jo 7:37-38) JFA-RC(Pt).

O fim só vira apos o conhecimento dos planos de Deus serem espalhados por todo mundo. “E a boa notícia sobre o Reino será anunciada no mundo inteiro como testemunho para toda a humanidade. Então virá o fim” (Mt 24:14) NTLH(Br).

3 – Deus prometeu que seu filho morreria por todos pornos

A morte do filho de Deus profetizada pelo salmista, “Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa” (Sl 22:16-18) ACF2007.

E foi cumprida e confirmada por aqueles que a presenciaram. “havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes” (Mt 27:35) . ACF2007.

4 – Deus prometeu encher seu povo do Espírito Santo

As promessas de Deus para seu povo inclui derramamento do Espírito Santo. “Nem esconderei mais a minha face deles, quando eu houver derramado o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor JEOVÁ” (Ez 39:29)  JFA-RC(Br). O derramamento do Espírito Santo para todos que o desejasse e o buscasse, “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões” (Jl 2:28) JFA-RC(Br).

A confirmação por Jesus Cristo, “E eis que sobre vós envio a promessa de meu pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de potência” (Lc 24:49) ARCA.

O cumprimento do derramamento do Espírito Santo, “E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2:2-4) JFA-RC(Pt)

A promessa do derramamento do Espírito Santo continua de pé, não findou no dia de pentecostes, é para quem a desejar. “Pois essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar” (At 2:39) NTLH(Br).

5 – Deus prometeu nos dar abundancia de vida

Jesus, ao falar do diabo, usou a figura de um ladrão para nos ensinar os seus principais objetivos, Matar, Roubar e destruir. Sabemos que um dos nomes-títulos do diabo é satanás, a palavra satanás, no original significa “adversário” Isso mostra que ele pensa e age totalmente contrario a Jesus. satanás não deseja que tenhamos uma vida plena, todo pensamento e desejo dele é que, temos que ficar na miséria e sempre cabisbaixo, por isso precisamos do agir de Deus para nos livrar dos seus ardis e cumprir em nós a promessa de vida abundante.

Por Isso Jesus disse, “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância” (Jo 10:10) ARCA.

O que é vida em abundancia?

O que Jesus realmente queria dizer sobre esta promessa? “Vida em abundancia” A primeira intenção de Jesus, ao falar de vida em abundancia, é mostrar o contraste entre a vida temporária e limitada que vivemos neste mondo com a vida eterna, que passamos ter direito quando o aceitamos. Também indicar a graça por ele recebida, a mesma nos proporciona a paz pelo sentimento de segurança que ele nos da, até mesmo nos momento de lutas.

Alem da paz de espirito e confiança na esperança da vida eterna, Cristo nos garante uma vida financeira abençoada. não estou falando de riqueza e sim de confiar que sempre ele cuidara de tudo que necessitarmos, quanto ao alimento, vestimenta e tudo mais que precisarmos.

“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. ,,,___Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? ___ E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? ,,,___Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé. ,,,___ Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6:25-33) ACF2007.

Conclusão

As promessas de Deus chegaram a nos, para recebe-las, basta dizer As promessas de Deus para seu povo - Blog Jesus e a Bíblia e universidade da bíblia - http://jesuseabiblia.com.br/sim para Jesus e tomar posse das mesmas. Lembre-se, Jesus é o sim de Deus para nos, se ele não negou a entregar a própria vida de seu unigênito filho por nós, o que mais ele não esta disposto a nos dar, “Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?  32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” (Rm 8:31-32) JFA-RC(Pt).

Pr. Amauri Arruda

Conheça as ferramenta que usei para estudar e escrever este tópico: Traduções da bíblia diversas; Dicionário, Comentário, chave, Concordância, Mapas, ferramenta de pesquisa avançada, e muito mais; Para conhecer; CLIQUE NO TEXTO!

 

Deixe Seu Comentário