Como vencer as tentações?

A paz do Senhor Jesus, este pequeno estudo é para aqueles que desejam aprender como vencer as tentações da carne, do diabo e satanás.

O texto para base deste estudo se encontra em, [Tg 1:14] “Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos.”

Tentação segundo o dicionario da linguá portuguesa é:

1. .Ato ou efeito de tentar.
2. Movimento interior que nos instiga a fazer o mal.
3. Apetite, desejo violento.

De onde vem estes desejos?

Resposta, De dentro do coração, “Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras” (Mc 7:21-23) NTLH(Br).

Como todos estes desejos entraram do coração?

Resposta, (a) Através do Olhos, “Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de você são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão” (Lc 11:34) NTLH(Br). (b) Através dos ouvidos, “E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa;__” (Gn 3:17) JFA-RA(Br).

Como impedir os maus desejos entrarem no coração?

Resposta, (a) “Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti” (Pv 4:20-25) ACF2007.

Resposta, (b) “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26:41) JFA-RC(Pt).

Os maus desejos já entraram em meu coração, estou sendo tetado fortemente, o que fazer?

Resposta, (a) “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gl 5:16) JFA-RC(Pt).

Resposta, (b) “Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4:7) JFA-RC(Pt).

Falhei em tudo isso, fui tentado e cai, o que devo fazer agora?

Resposta, (a) Se arrependa confesse e descida não pecar mais, “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona” (Pv 28:13) NTLH(Br).

Resposta, (b) Reconheça e confesse a Deus que pecou, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9) JFA-RA(Br).

Resposta, (c)  Confie em Cristo, Ele pode te perdoar e justificar, “Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai.” 2 É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro. NTLH(Br)

Como vencer as tentaçõesComo vencer as tentações - Jesus e a bíblia Estudos bíblicos

Se você gostou deste estudo, deixe um comentário bem bacana abaixo e compartilhem com seus amigos para que juntos possamos ser instrumentos nas maus de Deus a ajudar outras pessoas.

Pr. Amauri Arruda

Quer conhecer as ferramentas usadas para estudo e criação deste artigo? Clique no texto e receba hoje mesmo!

 

Deixe Seu Comentário