Deus dos montes e Deus dos vales é o Senhor

Deus pode te ajudar. Por que Ele é, Deus dos montes e Deus dos vales.
Indrodução

O significado da palavra montes e vales. Montes quer dizer lugares altos, em sentido figurado na vida do homem e mulher de Deus, trás o sentido de estar bem espiritualmente, financeiramente, fisicamente e pessoalmente. Vale significa o oposto do que escrevi acima. Deus opera em nossas vidas tanto em tempos de crises quanto em tempo de bonança por isso Ele é Deus dos montes e Deus dos vales

Referencia bíblica para meditação.

1 Reis 20:22 Então, o profeta chegou-se ao rei de Israel e lhe disse: Vai, e

esforça-te, e atenta, e olha o que hás de fazer; porque, no decurso de um ano, o rei da Síria subirá contra ti. 23 Porque os servos do rei da Síria lhe disseram: Seus deuses são deuses dos montes; por isso, foram mais fortes do que nós; mas pelejemos com eles em campo raso e por certo veremos se não somos mais fortes do que eles!

Mas será que Deus só esta com alguém quando esta mesma esta em lugares altos?

O rei da Síria, Bem-Hadade parecia estar muito bem fortalecido, ajuntou contra Israel 32 reis, soldados, carros e cavalos de guerra em multidões. E mandou avisar o rei de Israel, Acabe. 1 Reis 20:3 E disse-lhe: Assim diz Ben-Hadade: A tua prata e o teu ouro são meus; e tuas mulheres e os melhores de teus filhos são meus. O rei de Israel não tinha como lutar contra o rei da Siria, porque o numero de soldados de Israel era muito

pequeno se comparado aos exercito que avia ajuntado a Siria. Então mandou dizer a Bem-Hadade, 1 Reis 20:4 E respondeu o rei de Israel e disse: Conforme tua palavra, ó rei, meu senhor, teu sou eu, e tudo quanto tenho.

Aqui parece que Bem-Hadade esta em lugares altos e Israel em lugares baixos (digo em números de soldados e forças), por isso Bem-Hadade não se contentou e mandou outro mensageiro dizer ao reis de Isrel, 1 Reis 20:5 E tornaram a vir os mensageiros e disseram: Assim fala Ben-Hadade, dizendo: Ainda que eu te tenha mandado dizer: Tu me hás de dar a tua prata, e o teu ouro, e as tuas mulheres, e os teus filhos, 6 todavia, amanhã a estas horas, enviarei os meus servos a ti, e esquadrinharão a tua casa e as casas dos teus servos; e há de ser que tudo o que for aprazível aos teus olhos o meterão nas suas mãos e o levarão.

O Reis de Israel não aceitou a afronta, e manda dizer para Bem-Hadade, 1

Deus dos montes e Deus dos vales

Reis 20:11 Porém o rei de Israel respondeu e disse: Dizei-lhe: Não se gabe quem se cinge como aquele que se descinge. O rei acabe esta dizendo para Bem-Hadade, não se deve gloriar-se antes de vencer a batalha, e sim depois que vence a batalha.

O Senhor que é Deus dos montes e Deus dos vales envia um profeta a falar a Acabe.

1 Reis 20:13 E eis que um profeta se chegou a Acabe, rei de Israel, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Viste toda esta grande multidão? Eis que hoje ta entregarei nas tuas mãos, para que saibas que eu sou o SENHOR. Acabe pergunta a Deus através do profeta quem deveria começar abatalha, Deus responde que Israel deveria começar, Segundo as instruções de Deus Acabe ajunta duzentos e trintas e dois jovens ajudantes dos administradores para estar a frente da batalha e sete mil soldados.

A batalha aconteceu próxima a cidade de Samaria, cidade esta que ficava situada em uma colina, Deus da vitória aos Israelitas em lugares atos, os jovens começam a matar os soldados do rei da Síria, o mesmo foge ao ver que Deus esta na frente da batalha e que seu exercito e valorosos soldados esta caindo como crianças diante de gigantes furiosos. Deus é Deus dos montes.

Os comandantes que sobraram do exércitos da Síria, disseram para Bem-Hadade que Israel só venceu a batalha por que o Deus de Israel é Deus perito em batalhar nos montes, mas que se a batalha acontecesse no vale, eles teriam vencido os Israelitas.

Deus prova que é Deus dos montes e Deus dos vales.

Um ano depois, Bem-Hadade ajunta novamente um grande exercito, para atacar a Israel, mas desta vez o lugar da batalha seria em próximo a afeca, cidade situada nas partes baixas (vale) dos territórios de Israel. Segundo a narrativa bíblica quando o pequeno numero de soldados Israelitas se ajunta para batalhar, eles parecem dois pequenos rebanhos de cabras adiante do grande exercito da Siria, 1 Reis 20:27.

Novamente um profeta vem falar em nome do Senhor a Acabe.

1 Reis 20:28 Um profeta foi falar com o rei Acabe e disse: —O que o SENHOR Deus diz é o seguinte: “Os sírios dizem que eu sou um deus das montanhas e não dos lugares planos; por isso, eu vou dar a você a vitória sobre o enorme exército sírio, e assim você e o seu povo ficarão sabendo que eu sou o SENHOR.”

Deus da vitória ao seu povo no vale.

1 Reis 20:29 Durante sete dias os sírios e os israelitas ficaram acampados de frente uns para os outros. No sétimo dia começou a batalha, e os israelitas, num só dia, mataram cem mil sírios. 30 O resto fugiu e entrou na cidade de Afeca, e as muralhas da cidade caíram em cima de vinte e sete mil deles. Ben-Hadade também fugiu, e entrou na cidade, e se escondeu no quarto dos fundos de uma casa.

Desta forma Deus mostrou para os Israelitas que Ele é Deus dos montes e Deus dos vales, para Deus vencer uma batalha e honrar seu nome e seu povo, independe de lugares, números e forças que se possa ter.

Conclusão

Não importa o lugar que você esteja vivendo e travando batalhas neste momento, não importa se contigo estejam muitos ou poucos amigos, não importa se você tenha ou muita ou pouca condição financeira, não importa se você tenha muita ou pouca força, o que importa é que O Deus dos montes e Deus dos vales esta contigo, e disse Ele 1 Reis,c 20:28 […] Eu vou dar a você a vitória sobre o enorme exército sírio, e assim você e o seu povo ficarão sabendo que eu sou o SENHOR.”

Um forte abraço.

Leia também, Vencendo os gigantes da vida.

 

 

Deixe Seu Comentário