O caráter de Jacó

Introdução:

Eu nunca me canso de aprender com a palavra de Deus, é lindo ver o agir de Deus e seu poder de transformação, entender quem era Jacó e ver como o Senhor mudou o caráter de Jacó é algo simplesmente maravilhoso. em Isaías 43: 13 diz Ainda antes que houvesse dia, eu Sou, e não há ninguém que possa escapar das minhas mão, operando Eu quem impedirá.

Hoje da mesma forma Deus esta operando em muitas vidas pois assim como ele mudou o caráter de Jacó, ele esta mudando caráter em nossos dias. a falta de caráter tem sido entre outras, as causas de muito sofrimento neste mundo.

RECEBA DOAÇÕES EM DINHEIRO para sua igreja, ministério ou projetos? CLIQUE AQUI!

Causas de sofrimentos:

Estas são Algumas das causas que tem trazido sofrimento para os seres humanos. São elas, falta de amor ao próximo, ganância, mau-caratismo e infidelidades. tomando por base o caráter de Jacó sua transformação e quando Deus mudou o caráter de Jacó, faremos o nosso estudo.

Podemos aprender sobre estas três coisas na passagem da vida de Jacó, Gênesis 25:26.

 

O nascimento de Jacó.

Segundo a bíblia nos revela em Gênesis 25:26. Jacó  o segundo filho de Isaque e Rebeca nasceu agarrado ao calcanhar de seu irmão Esaú. Por esta causa seus pais o colocaram o nome de Jacó (que significa enganador). Mas adiante falaremos sobre o porquê deste nascimento! Ainda no ventre Jacó já tentava trapacear seu irmão Esaú mas no ventre a bíblia já mostra o que seria o caráter de Jacó; e já percebemos nestas poucas palavras o quanto Deus precisava trabalhar para mudar o caráter de Jacó. e pode ter certeza, Ele faz!

 

Jacó engana seu irmão e revela seu caráter e desamor.

Um dia Isaque voltava da caça e estava com muita fome, Jacó percebeu que seu irmão estava quase desfalecendo de fome e usou a necessidade de Esaú para lhe aplicar um golpe traiçoeiro. Jacó diz a Esaú, veja o guisado saboroso que eu fiz, eu sei que você esta com muita fome, eu faço um trato com você; vamos fazer uma troca, eu te dou um pouco deste guisado e você me paga me concedendo o seu direito de primogenitura. Feito? (nestas palavras vemos como Deus precisava realmente transformar o caráter de Jacó) Esaú aceita a proposta de seu irmão enganador e vende sua primogenitura por um misero prato de lentilhas.

 

Infeliz de Esaú trocou por lentilhas um direito tão especial. A bíblia revela que Esaú se arrependeu amargamente e chorou muito, mas não se achou mais o seu lugar, Hebreus 12:17 Como vocês sabem, depois ele quis receber a bênção do seu pai. Mas foi rejeitado porque não encontrou um modo de mudar o que havia feito, embora procurasse fazer isso até mesmo com lágrimas. A palavra de Deus nos adverte que não podemos segui o exemplo de Esaú que por causa de um prato de lentilhas vendeu uma posição tão privilegiada dada por Deus. Tem muita gente trocando as bênçãos de Deus por insignificantes e passageiros prazeres deste mundo. Não faça isso Deus tem o melhor para sua vida.

 

Lembre-se das palavras do Apóstolo, 1 João 2:15  Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. 16 Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. 17 E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre. Deus esta aqui falando das vontades humanas. Devemos lutar contras nossas vontades, quando estas comprometem perdas das bênçãos de Deus para nossa vida.

 

Jacó continua seu projeto ganancioso.

Agora é a vez de seu pai ser enganado, Jacó contou também com a ajuda de sua mãe Rebeca para enganar a Isaque, Rebeca ouvindo que Isaque pede a Esaú para lhe buscar um caça para lhe preparar para comer; imediatamente chama a Jacó e disse, vai depressa e pega dois cabritos para eu fazer um guisado do jeito que seu pai gosta e você levara para ele e quando ele comer ele vai te abençoar. Jacó faz o que sua mãe lhe disse; foi até seu pai Isaque e lhe deu de comer do guisado que sua mãe preparou. Isaque come do guisado e abençoa a Jacó.

 

Rebeca erra ao ajudar a Jacó enganar seu Pai e seu irmão:

 

Hoje o que mais vemos são pais compartilhando com os erros dos filhos, e assim como Rebeca ajudou a construir o caráter de jacó, assim eles fazem também. É triste ver hoje em dia, tanto engano, infelizmente ate no meio do povo evangélicos, podemos perceber que existe pessoas com o caráter semelhante ao caráter de Jacó. mas isso pode mudar. basta deixar o Espírito Santo de Deus trabalhar. pois assim como ele mudou o caráter de Jaco Ele pode mudar todas as coisas.

 

Será que Jacó ficara impune diante de Deus?

Diz a palavra de Deus, 2 Timóteo 3:13  Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. E ainda diz, Gálatas 6:7  Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

 

A retribuição pelos erros recai sobre cada um.

Por causa dos feitos de Jacó, Esaú deixa o ódio entrar em seu coração e determina matar a Jacó, assim que seu pai Isaque falecesse. Rebeca fica sabendo dos planos de Esaú e manda Jacó ir embora para casa de seu irmão Labão; para não morrer pelas mãos de Esaú, Por causa das mentiras, enganos e desamor de Raquel e Jacó, Rebeca pagou um preço muito alto, este foi. nunca mais Rebeca viu seu filho Jacó. Este também pagou o preço de ter que sair de casa e além de não ver mais sua mãe. Trabalhou sete anos para seu tio Labão para se casar com Raquel, e da mesma forma que enganou a Esaú, foi enganado pelo Tio, que na noite de receber o premio (a mão de Raquel em casamento), seu tio manda sua irmão Leia se deitar com Jacó, e assim ele teve que trabalhar mais sete anos para se casar com Raquel,  Deus não se deixa escarnecer tudo que o homem planta colhe , veja, 2 Timóteo 3:13  Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

 

Será que Isaque pagou sem culpa o preço?

Isaque também tinha sua culpa, pois Diz a bíblia que ele tinha preferência por Esaú, semelhantemente Rebeca por Jacó, veja, Gênesis 25:28  E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto; mas Rebeca amava a Jacó.

 

O que podemos aprender aqui?

Aprendemos com a palavra de Deus que não devemos fazer acepção de pessoas, principalmente se estas pessoas são da própria família, os erros de Isaque e Rebeca foram muito grandes nesta parte, pois não deveriam ter preferência de filhos; Todos sofreram muito por suas culpas.

 

Deus chega para consertar:

Como é lindo saber que existe um Deus tão maravilhoso e misericordioso. Mesmo com todos os erros desta família, Deus não deixou de agir e cumprir com sua promessa.

 

Entendendo o nascimento de Jacó.

Lembra quando acima falamos sobre Jacó ter nascido agarrado no calcanhar de Esaú? Pois neste acontecimento há um grande mistério. Não foi por acaso que ele agarrou o calcanhar do Irmão. Quando lemos em alguns versículos antes, especificamente em diz, Gênesis 25:22, Na barriga dela havia gêmeos, e eles lutavam um com o outro. Ela pensou assim: “Por que está me acontecendo uma coisa dessas?” Então foi perguntar a Deus, o SENHOR, 23  e ele respondeu: “No seu ventre há duas nações; você dará à luz dois povos inimigos. Um será mais forte do que o outro, e o mais velho será dominado pelo mais moço.”

Percebemos nestes versículos que Deus já tinha um plano para a vida de Jacó,  pois em sua onisciência Ele já sabia que Esaú iria desprezar suas bênçãos (direito de primogenitura) por isso Deus já avia determinada a vitória de Jacó, tudo que Jacó estava fazendo e buscando de forma ilícita já era dele, para comprovar isto veja o que diz a bíblia em, Romanos 9:10b Mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai;11  porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), 12  foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.

 

Deus transforma o caráter de Jacó.Imagem ilustrativa de o caráter de Jacó

A biblia revela que no vale de Jaboque o Anjo do Senhor se encontra com Jaco e luta com este ate ao amanhecer, a quem diga que neste encontro Deus transforma o caráter de Jacó.

 

Aprendemos então o que Deus esta falando em Romanos 9:16, Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.

Bem, o que Deus que ensinar através desta mensagem é que Ele tem um plano em sua vida, o que é seu, ninguém ira tomar, você nasceu por  um propósito de Deus, ele esta dizendo para você nesta mensagem que você já nasceu para ser mais que vencedor, Deus conhece seus pensamentos e sentimentos, se ele pode mudar o caráter de Jacó, saiba que ele pode mudar tudo em sua vida. por isso não importa o que te aconteceu, nem o que você fez, claro que por todo pecado há consequências, e talvez você esteja sofrendo as consequências pelas suas culpas, mas tenha certeza, se você hoje entender que Deus esta falando com você e resolver deixar de viver uma vida de engano e resolver em seu coração deixar Ele dirigir a sua vida a partir deste momento, acredite, tudo vai ficar para traz, Deus diz em sua palavra, que lançara nossos pecados no mar do esquecimento, veja, Miquéias 7:18  Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniquidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? Ele não retém para sempre a sua ira, porque se deleita na misericórdia. Miquéias 7:19  Ele voltará, e terá compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades. Tu lançarás todos os seus pecados no fundo do mar.

Acredite. Você é mais que vencedor.

 

Deixe Seu Comentário