O que é temor de Deus

Breve estudo sobre a pergunta (O que é temor de Deus?), Apesar da palavra “temer” segundo o dicionário da linguá portuguesa trazer o sentido de susto, medo, pavor; no âmbito bíblico e teológico a palavra “temor” nos da o sentido de Respeitar, Reverenciar, Obedecer.

1 – EXEMPLO DE PESSOAS QUE DEMOSTRARAM O TEMOR A DEUS NA BÍBLIA:

1-1 Jesus demostrou temor e obediência

Jesus sabendo quão grande seria seu sofrimento e sua dolorosa morte na cruz, pediu ao Deus pai que o livra-se, se possível fosse, mas, se não ouve-se outra forma, ele por seu temor obedeceria a vontade de Deus sofrendo e morrendo na cruz. E assim o fez! “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. 8 Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu” (Hb 5:7-8).

2-1 O temor de Abraão

Abraão em obediência e temor, levou seu filho Isaque para o sacrificar a Deus. E quando levantou o cutelo para matar o menino: “O Anjo disse: Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho” (Gn 22:12) NTLH(Br).

3 – O MEDITAR TRAZ O CONHECIMENTO, O AMOR A PALAVRA E O TEMOR DE DEUS:

Quem não ama a palavra de Deus tão-pouco o temerá. Quem ama o teme, e torna-se sábio! “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. [quem não teme é tolo] Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender” (Pv 1:7) NTLH(Br).

4 – AS VIRTUDES E CARÁTER DE DEUS SÃO REFLETIDOS NO TEMENTE:

1-4 Quem teme a Deus possui virtudes

As mesmas são características do caráter de Deus refletidas através de suas ações “Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo. O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo” (Sl 112:4-5).

2-4 Quem teme a Deus é generoso

“Pois eu ajudava os pobres que pediam ajuda e cuidava dos órfãos que não tinham quem os protegesse. Pessoas que estavam na miséria me abençoavam, e as viúvas se alegravam com o meu auxílio. 14 “A minha justiça e a minha honestidade faziam parte de mim; eram como a roupa que eu uso todos os dias.” Eu era olhos para os cegos e pés para os aleijados. Era pai dos pobres e defensor dos direitos dos estrangeiros” (Jó 29:12-16) NTLH(Br).

5 – QUEM TEME A DEUS NÃO ENGANA:

“Ninguém, pois, engane ao seu próximo; mas terás temor do teu Deus; porque eu [sou] o SENHOR vosso Deus” (Lv 25:17).

6 – QUEM TEME ESTA COM O CORAÇÃO FIRMADO EM DEUS:

1-6 Nele confia

Os que o teme, Nele esta a sua confiança firmada “Estou certo de que o SENHOR está sempre comigo; ele está ao meu lado direito, e nada pode me abalar. “Por isso o meu coração está feliz e alegre, e eu, um ser mortal, me sinto bem seguro” (Sl 16:8-9) NTLH(Br).

2-2 Sabe que Nele pode confiar porque ele cumpre sua palavra

“E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la” (Jr 1:12).

7 – OS QUE TEMEM AO SENHOR NÃO SERÃO ABALADOS:

“Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão” (Sl 37:25); E haverá em sua casa, prosperidade e paz “Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre” (Sl 112:3).

CONCLUSÃO DO ESTUDO O QUE É TEMOR DE DEUSO que é temor de Deus foto

Quem teme a Deus recebera proteção e salvação do Senhor. “Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei. Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação” (Sl 91:15-16).

Ferramenta usada para este estudo: BÍBLIA A PALAVRA CLIQUE NO TEXTO E ACESSE!

ACESSE: COMO SER UM CRENTE PROSPERO!

Pessoas que estão ganhando mais de 4 mil reais por dia, trabalhando em casa com a internet, clique e assista ao vídeo!

 

Deixe Seu Comentário