Os traumas da vida de Mefibosete

Em II Samuel 4:4 e 9:1-9: estudaremos um pouco sobre os traumas da vida de Mefibosete. Então entender um pouco da permissão de Deus nos acontecimentos em nossas vidas, seu agir para nos levantar, restaurar e honrar, por isso o sábio Salomão disse! “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas;__” (Ec 7:8).

Os traumas da vida de Mefibosete

Segundo o dicionário da linguá portuguesa, Trauma é:

Fisicamente: Lesão local proveniente de um agente vulnerante. No campo físico, a palavra trauma trás o sentido de uma ferida, causada por um forte golpe ou contusão.

Psicologicamente: Agressão ou experiência psicológica muito violenta. No campo psíquico, Trauma pode ser medo, pavor ou fobia, ocasionado por uma forte emoção (pressão) na alma por uma informação, visão ou conhecimento de um (vivido) acontecimento terrível.

Trauma Físico:

A bíblia relata em 2 Samuel 4:4 que, ao receber a noticia da morte de Saul (rei de Israel) e de Jonathan seu filho, a Babá de Mefibosete o pega no colo e sai correndo para fugir com o menino (tinha cinco anos de idade) mas tropeçou e caiu, Mefibosete é acometido por seu primeiro trauma (físico) Ficando aleijado de ambos os pés.

Com este incidente o menino (Mefibosete) de cinco anos esta confinado pelo resto da sua vida, a viver uma vida dependente de terceiros. Na infância não poderia nem se quer sonhar em ser como os demais meninos. Imagine Mefibosete olhando os outros meninos brincando, correndo, felizes; Imagine ainda, Mefibosete ouvindo os outros meninos conversando e contando seus sonhos, um dizia, eu vou ser comandante do exercito de Israel; Outro, eu serei um grande saldado; Ainda outro, eu serei um pastor de muitas ovelhas. Mefibosete pensava, eu jamais serei alguém importante (trauma emocional).

A babá falhou e o que era para a vida trouxe os traumas!

Com aquela queda, todos os possíveis sonhos de Mefibosete foram roubados, [pobre menino de sangue azul] nasceu em berço de ouro, e agora esta vivendo em uma terra árida se sentindo um cão morto. A ama (babá) que lhe seria a protetora falhou e a presa que lhe a seguraria o escape para viver, trouce-lê o trauma físico e os psíquicos.

Faça bacharel em teologia online, custa menos que você imagina, clique aqui!

Ao chegar com muita dificuldade e lagrimas a fase adulta, Mefibosete, não podia trabalhar, Não podia nem se quer montar em um jumento sozinho, era dependente de tudo e de todos; Sua honra lhe fora tirada. As palavras de Mefibosete para com os saldados de Davi e para com Davi, demostra seus sentimentos e traumas, Disse ele,—Eu não valho mais do que um cachorro morto! Por que o senhor é tão bondoso comigo?” (2Sm 9:8)  NTLH(Br)

Mefibosete sabia que por mais vira-lata que fosse, um cão poderia latir e espantar um ladrão, ou alegrar seu dono, mas ele (Mefibosete) não se sentia nada e nem mesmo alegria de viver tinha, para passar virtude para alguém, pois se sentia menos que um cão morto.

Relacionado a família

As lembranças de Mefibosete o aterroravam (trauma familiar), Toda sua família avia sido morta brutalmente, em um só dia, morreu seu avo (rei Saul suicidou-se ), seu pai Jonathan, seus tios e parentes que estavam envolvidos na batalha em Gilboa contra os filisteus (1 Samuel 31:1-13).

Trauma social

Mefibosete nasceu no palácio e agora estava morando de favor na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar [Em Hebraico לדבר Lod ̂ebar] quer dizer, sem pasto; onde não nasce capim; ou, terra improdutiva. Uma terra que apenas os miseráveis queriam não viver mas esconder nela, por isso se chamada de terra de esquecimento, onde ninguém queria ir visitar alguém. Lá vivia a escoria da sociedade,cegos, aleijados, leprosos e toda sorte de pessoas rejeitadas pela sociedade.

Com todos estes traumas, não é dese admirar que as palavras de Mefibosete demostre o que ele enxergue de si mesmo, “um cão morto” Menos que nada.

A transformação

O Rei Davi lembrou-se de uma aliança feita a mais de vinte anos, então, “E disse Davi: Há ainda alguém que ficasse da casa de Saul, para que lhe faça bem por amor de Jônatas?” (2Sm 9:1).__”E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.  5 Então, mandou o rei Davi e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar (2Sm 9:4-5).

O rei Davi mandou que trouxesse Mefibosete, o entregou todas as terras que eram de seu avo (rei Saul) mandou que Ziba junto com seus 15 filhos e mais seus servos, cuidassem das terras para Mefibosete, e prometeu a Mefibosete que a partir daquele dia, ele seria convidado especial a se assentar e comer na mesa junto com o rei

Assim Deus demostrou através da atitude de Davi, sua fidelidade, amor e compaixão.

“O que Deus me impele a dizer a você que esta lendo esta maravilhosa história é, Não importa o que o mundo tirou de você, onde você esta vivendo, a situação que fazem você sofrer tanto, seus traumas. Jesus, ainda antes de você Os traumas da vida de Mefibosete - Curso de teologia da Universidade da bíblia . http://universidadedabiblia.net/nascer, fez uma aliança de amor com Deus Pai em seu favor. Ele não esqueceu de você, já esta se levantando em seu favor. Vai mudar sua história. Assim como ele fez na vida de Mefibosete, Ele fará em sua vida. Se prepare para se assentar entre os príncipes. os dias de esquecimento e lagrimas terminaram.”

Se você crê que Deus esta falando com você, deixe um comentário abaixo.

Pr. Amauri Arruda

 

 

Deixe Seu Comentário