Quem é o Espirito Santo de Deus

Texto Base: João 14:26

Vamos entender quem é o Espirito Santo de Deus. O Espírito Santo possui todas as qualidades inerentes a uma pessoa. Desempenha as mesmas funções de um indivíduo; possui intelecto, emoção e vontade. Em geral, a atribuição de personalidade é relacionada a uma forma corpórea. Porém, Deus é Espírito. Não depende da existência de um corpo material.

A seguir, as características da personalidade do Espírito Santo nas páginas da Bíblia.

O Espírito Santo é tratado por pronomes pessoais “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo” (João 16:8); ” Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, vos anunciará o que há-de vir, Ele me glorificará, porque há-de receber do que é meu, e vo-lo há-de anunciar” (Jo 16.13,14).

O pronome “aquele” (grego: ekeinos) usado em Jo 16.8,13,14, indica a personalidade do Espírito Santo (em contraste com o pronome “aquilo”). No texto de Jo 14.16, a expressão “outro Consolador” também remete à personalidade do Espírito Santo.

 

O Espírito Santo Pensa “E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos” (Rm 8.27).

 

O Espírito Santo tem Vontade “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente” (1Co 12.11).

 

O Espírito Santo ordena , Em At 16:6,7; Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frigia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar em Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu.

 

O Espírito Santo clama “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu filho, que clama: Aba, Pai” (Gl 4.6). 

 

O Espírito Santo intercede “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Rm 8.26).

 

O Espírito Santo testemunha de Jesus Cristo “Quando vier o Conselheiro que eu enviarei a vocês da parte do meu Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, Ele testemunhará ao meu respeito” (Jo 15:26).

 

 

O Espírito Santo comissiona ministros “Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separem-me Barnabé e Saulo para a obra que os tenho chamado” (At 13:2).

 

O Espírito Santo Fala “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, darlhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus” (Ap 2:7).

 

O Espírito Santo entristece-se “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção” (Ef 4.30).

 

O Espírito Santo Ensina “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14:26).

 

É possível mentir ao Espírito Santo (Mas não é possível enganá-lo) “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?” (At 5:3).

Que é o Espirito Santo de Deus

É possível blasfemar contra o Espírito Santo “Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada” (Mt 12:31).

 

Com base nestes versículos, extraídos da Palavra de Deus, e em conformidade com seus respectivos contextos,
podemos negar as concepções sectárias e afirmar que o Espírito Santo é uma pessoa, e não qualquer outro tipo de manifestação. Uma vez que o Espírito Santo é, irrefutavelmente, uma pessoa, surge a pergunta: Quem é o Espirito Santo de Deus?

 

Deixe Seu Comentário