O Que é Evangelho? Guia completo e definitivo

O Que é Evangelho? Guia completo e definitivo

Você já ouviu alguém usar o termo “evangelho” e se perguntou o que é Evangelho? A palavra “evangelho” significa notícia. É a notícia sobre quem Jesus Cristo é, o que Ele fez e como isso muda tudo.

O evangelho, ou a boa notícia sobre Jesus, é a melhor e mais importante notícia que você ouvirá. É a notícia mais transformadora de vida que você poderia compartilhar com alguém.

Entendendo o que é Evangelho

Para compreender o que é evangelho, saberá que é tão simples que uma criança pode compreendê-lo, mas tão profundo que você passará uma vida inteira explorando e experimentando sua plenitude.

Há apenas um evangelho, e é muito importante entendê-lo corretamente. Claro, existem outros chamados “evangelhos” por aí, mas quanto melhor você conhecer o verdadeiro evangelho, mais fácil será reconhecer as falsificações e distorções.

Então, o que é evangelho?

Para começar a entender o que é evangelho, o apóstolo Paulo, que escreveu grande parte do Novo Testamento (a parte posterior da Bíblia, escrita após a vida de Jesus), fala sobre “o evangelho de Deus … a respeito de Seu Filho” (Romanos 1:1-3, Versão Padrão Inglesa). Essas sete palavras destacam duas verdades importantes sobre o evangelho.

Primeiro, é a mensagem que veio de Deus. Não se origina em nenhuma pessoa ou igreja. É “o evangelho de Deus”.

Segundo, é uma mensagem sobre Jesus, o Filho de Deus. É isso que o torna tão importante e transformador de vida. O evangelho é a mensagem que Deus lhe deu para que você possa experimentar Jesus Cristo como seu Salvador (Aquele que salva você dos seus pecados) e Senhor (Aquele que guia e está no comando de sua vida).

Para compreender essa mensagem transformadora de vida, será útil pensar no evangelho tanto em sua essência quanto em sua plenitude.

A essência do evangelho

O Que é Evangelho? Guia completo e definitivo
O Que é Evangelho? Guia completo e definitivo

O evangelho pode ser resumido em sua essência. Embora nem todos possam explicar o evangelho da mesma maneira todas as vezes, há elementos críticos que sempre devem ser incluídos. Quais são esses elementos? São quem Jesus é, o que Ele fez e por que Ele o fez.

Aqui está um exemplo, escrito por Paulo, de 1 Coríntios sobre o que é evangelho:

Agora eu vos lembro, irmãos, do evangelho que vos preguei, o qual recebestes, no qual também permaneceis, e pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo preguei, a menos que tenhais crido em vão.

Pois eu vos entreguei, em primeiro lugar, o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, que foi sepultado, que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que apareceu a Cefas, e depois aos doze.

Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maioria permanece até agora, embora alguns já tenham dormido. Depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos. E, por último de todos, como a um abortivo, apareceu também a mim. (1 Coríntios 15:1-8, ESV, ênfase nossa)

Quais são os elementos do evangelho segundo apóstolo Paulo

Os elementos do evangelho de Paulo podem ser enquadrados com cinco perguntas. Cada um desses elementos também é encontrado em uma passagem semelhante, Lucas 24:45-49, na qual Jesus explica Sua vida e missão.

A comparação dessas duas passagens, você pode resumir a essência do evangelho anunciando:

  • Quem é Jesus: Ele é o Cristo. Esse é o Seu título como nosso Salvador, Senhor e Rei.
  • O que Jesus fez: Ele morreu na cruz e ressuscitou dos mortos. Esse é o trabalho da salvação — o que Cristo fez para salvar a humanidade.
  • Por que Jesus fez isso: Ele fez isso para perdoar seus pecados e conceder-lhe os benefícios que vêm com a salvação.
  • Como você pode saber que é verdade: Porque cumpre as Escrituras do Antigo Testamento, e muitas testemunhas oculares testificaram de Sua ressurreição.
  • Como você deve responder: Com arrependimento (isto é, voltando-se para Deus) e fé.

O Evangelho em sua plenitude

Afim de esclarecer a essência e o que é evangelho, devemos buscar dizer tudo o que é importante sobre ele. Há uma “plenitude” muito maior no evangelho. Suas verdades, temas e implicações são tão vastos e ricos que você levará sua vida inteira para explorar, entender e experimentar.

Para começar, pense nos primeiros quatro livros do Novo Testamento. Eles são intitulados o Evangelho Segundo Mateus, o Evangelho Segundo Marcos, o Evangelho Segundo Lucas e o Evangelho Segundo João.

Eles comunicam o mesmo evangelho (isto é, quem é Jesus, o que Ele fez e por que), mas o fazem de uma forma narrativa mais completa, cada um compartilhando a história da vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus com seu próprio tema ou ênfase. É por isso que esses evangelhos são tão amados.

O evangelho do Reino segundo Mateus

O Que é Evangelho? Guia completo e definitivo
O Que é Evangelho? Guia completo e definitivo

Por exemplo, Mateus constrói seu livro em torno do “evangelho do reino”, ou como Jesus veio como o rei há muito esperado de Israel — apenas de maneiras bastante inesperadas. João enfatiza (entre outras coisas) a vida eterna.

Eles enfatizam coisas diferentes, mas apresentam uma mensagem, e ao ler ambos, você ganha uma compreensão mais completa do único verdadeiro evangelho e de Jesus Cristo.

À medida que você avança para o livro da Bíblia chamado Atos dos Apóstolos, você lê várias “mensagens do evangelho”. Se olhar atentamente, descobrirá que cada uma comunica a essência do evangelho.

Então, quando Pedro falou aos judeus no Dia de Pentecostes (Atos 2) e Paulo aos filósofos em Atenas (Atos 17:22-32), ambos compartilharam Jesus, mas cada um o fez de maneira relevante para seu público e situação específicos.

O evangelho nas cartas de Paulo

Depois disso, se você continuar lendo o Novo Testamento, chegará às epístolas — cartas que os primeiros líderes cristãos escreveram para igrejas locais.

O tema da carta de Paulo aos Romanos é o evangelho (veja Romanos 1:1-4,15-17). Como Gálatas e as outras cartas do Novo Testamento, ela explica o evangelho enquanto desdobra suas implicações teológicas e práticas mais amplas.

Por exemplo, um dos benefícios que vêm através da obra salvadora de Cristo é que somos adotados na família de Deus, a comunidade de todos os verdadeiros crentes.

Ao responder a pergunta: o que é evangelho? Encontramos não apenas uma resposta, mas a essência do que nos traz para um relacionamento correto com Deus, ele é a fundação para nossos relacionamentos uns com os outros.

Aprender a amar uns aos outros bem — ou, como Jesus disse, amar uns aos outros como Ele nos amou (João 13:34-35) — é uma manifestação direta do evangelho.

Este é apenas um dos muitos exemplos de como o evangelho nos leva a Jesus e como Jesus transforma toda a vida.

Mas há mais. Jesus ensinou aos discípulos a ver que a Lei de Moisés, os Profetas e os Salmos (isto é, todas as Escrituras do Antigo Testamento — as partes da Bíblia escritas antes da vida de Jesus) falam dEle (Lucas 24:44-49). Todos apontam para a verdade do evangelho.

O evangelho, em sua essência, é sempre uma mensagem sobre Jesus, e toda a Bíblia comunica a verdade do evangelho. Não é de admirar que leve uma vida inteira para explorar.

Experimentando o Evangelho

Já sabemos o que é evangelho, e agora vamos experimentar o evangelho para avançar em algo que é muito mais do que simplesmente entender suas verdades. Envolve a experiência contínua da presença e do poder de Jesus Cristo. É por isso que o evangelho é transformador de vida.

É através do evangelho que você pode receber Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor e começar a experimentar a nova vida que só Ele pode dar. Conhecer quatro verdades ajudou muitas pessoas a entrar nessa relação com Jesus.

N.º 1: O amor de Deus

O evangelho revela o grande amor de Deus: “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós, que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que vivamos por meio dele” (1 João 4:9, ESV).

N.º 2: Nosso problema

Através do evangelho, você também cresce na consciência de sua própria falha e necessidade. Todos se desviaram de Deus e se extraviaram em muitos momentos e de muitas maneiras. Isso é o que a Bíblia chama de pecado. O resultado é que as pessoas estão espiritualmente mortas, ou separadas de Deus e da vida que Ele dá. “Pois o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23, ESV).

N.º 3: A solução de Cristo

Como o Salvador e Senhor, Jesus morreu em seu lugar, pagando a penalidade pelos seus pecados. Mas Ele não apenas morreu. Ele ressuscitou dos mortos e está vivo hoje, reinando como o Senhor de todos. “Deus demonstra seu amor por nós pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores” (Romanos 5:8, ESV).

N.º 4: Nossa resposta

À medida que você entende o que é evangelho e quem Jesus é e o que Ele fez por você, percebe que não há nada que você possa fazer por conta própria para merecer ou ganhar a salvação de seu pecado e suas consequências. Jesus Cristo fez tudo. Agora você pode recebê-Lo em sua vida por meio da fé (João 1:12).

Paulo descreve isso como o dom da graça de Deus: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8–9, ESV).

Cristo entrou em sua vida, perdoou seu pecado, deu-lhe a vida eterna e começou a mudá-lo para o tipo de pessoa que você deveria ser?

Talvez você ainda não tenha feito essa mudança de curso em sua jornada de vida. Se não, você pode receber Cristo agora mesmo pela fé através da oração.

Oração sincera para viver o evangelho

Com suas próprias palavras, admita honestamente a Deus que você pecou e ficou aquém. Agradeça a Deus porque Jesus morreu em seu lugar, pagando a penalidade por seu pecado, e agora vive para ser seu Salvador e Senhor.

Peça a Jesus para entrar em sua vida, perdoar seu pecado e começar a mudá-lo para a pessoa que Ele quer que você seja. Como expressão de sua fé, agradeça a Ele por responder à sua oração.

Veja também: A Bíblia Do Caminho: O Guia Definitivo Para Estudos Bíblicos

Saiba mais sobre o que é Evangelho

O Que é Evangelho? Guia completo e definitivo
O Que é Evangelho? Guia completo e definitivo

Já sabendo o que é evangelho e tendo começado um relacionamento com Cristo através dele, você não avança para alguma outra verdade mais profunda. O evangelho não é apenas uma mensagem inicial para o seguidor de Cristo; é a mensagem à qual você retorna novamente e novamente em toda a Bíblia e em toda a sua vida.

Pense nisso como sendo mudado de dentro para fora. A vida cristã é mais do que apenas mudar seu comportamento. É uma vida de transformação interior, na qual o Espírito de Deus usa Sua Palavra, a Bíblia, para expor o pecado e a quebra em seu coração.

A resposta para a pergunta: o que é evangelho? E obter solução para as suas necessidades profundas é a mesma: É experimentar o amor de Jesus e o poder de Seu Espírito enquanto você obedece à Sua Palavra. Fazendo isso, você descobre o que torna a vida cristã tão emocionante — é Jesus Cristo vivendo Sua vida em você e através de você pelo poder de Seu Espírito Santo (Gálatas 2:20).

Descubra mais sobre o Espírito Santo e como você pode experimentar Deus em sua vida.

Comunicando o Evangelho

Quando você experimenta Jesus Cristo através de Seu evangelho, é natural querer apresentar outros a Ele. Isso é uma expressão genuína de amor. Mas como você pode comunicar o evangelho com clareza e relevância?

Afinal, existem ainda milhares de pessoas pelo mundo que fazem a mesma pergunta: o que é evangelho? Agora que você já sabe e está disposto a viver a essência dele, está na hora de repassar seu conhecimento pra frente.

Em certo sentido, contar as boas novas de Jesus Cristo pode ser tão simples quanto compartilhar o que você experimentou e convidar alguém a considerá-Lo.

Isso é o que aconteceu quando André conheceu Jesus. Ele imediatamente foi ao seu irmão Pedro e disse a ele: “Encontramos o Messias” (João 1:41, ESV). Da mesma forma, Filipe foi ao seu amigo Natanael e disse: “Encontramos aquele de quem Moisés na Lei e também os profetas escreveram, Jesus de Nazaré, filho de José…. Venha e veja” (João 1:45,47, ESV).

Fale do evangelho bíblico

Outra maneira simples, mas poderosa, de comunicar e explicar o que é evangelho, é usar a Bíblia. Muitas pessoas começam a acreditar em Jesus Cristo depois de ler uma das quatro narrativas bíblicas de Sua vida: os Evangelhos Segundo Mateus, Marcos, Lucas e João.

Convidar um ente querido para ler uma dessas narrativas do Evangelho pode ser uma ótima maneira de permitir que eles conheçam Jesus por si mesmos. Você pode achar útil sugerir que comecem com Marcos (a conta mais curta) ou João (o favorito de muitas pessoas).

Alternativamente, você pode sugerir que assistam ao filme “JESUS”. Esta história de Jesus é baseada no Evangelho de Lucas e é um dos filmes mais assistidos de todos os tempos. Você pode assistir ao filme “JESUS” online ou baixar o aplicativo gratuito Jesus Film, que pode exibir o filme em mais de 1.800 idiomas.

Muitas vezes, é mais útil para outra pessoa ouvir uma explicação clara do evangelho. Há muitos exemplos disso no livro de Atos. Por exemplo, quando Filipe descobriu o eunuco etíope confuso sobre uma profecia do Antigo Testamento, “Filipe abriu a boca e, começando com essa Escritura, anunciou-lhe as boas novas sobre Jesus” (Atos 8:35, ESV).

Ao falar com as pessoas em sua vida sobre o evangelho, certifique-se de ser claro sobre Jesus enquanto comunica de maneira relevante e eficaz. Não há uma única maneira de fazer isso. No entanto, há ferramentas que ajudam pessoas de todos os tipos de origens e circunstâncias a entender e experimentar Jesus pessoalmente.

Uma última coisa sobre o Evangelho

Embora o evangelho seja uma mensagem que é comunicada através de palavras, é importante reconhecer o papel que sua vida desempenha em relação a ele.

O apóstolo Paulo escreveu: “Seja qual for a circunstância, comportem-se de maneira digna do evangelho de Cristo” (Filipenses 1:27, Nova Versão Internacional). Você começa a fazer isso obedecendo ao segundo grande mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39, ESV).

Agora você já sabe o que é evangelho, e pode então viver uma vida de amor com aqueles mais próximos de você, dentro de suas comunidades mais amplas e no mundo além, as boas novas de Jesus Cristo se espalharão de uma maneira poderosa.

Deixe um comentário